Escudo Capitão América

abertura

O escudo em si não é algo tão complicado de fazer. Porém, a perspectiva do escudo na cena, que mostra uma forma côncava sendo lançada em nossa direção, é o que torna essa ilustração um desafio. Então, mãos à obra e sigam o passo a passo!

1) Selecione a ferramenta Polar Grid e dê dois cliques para ativar o painel de opções. Nesse painel, vá para a caixa Concentric Dividers e coloque o valor de 3 em Number. Dê Ok. Clique e arraste com a ferramenta sobre o arquivo para criar o novo gride.
2) Use a ferramenta Live Paint Bucket para preencher de vermelho os dois primeiros círculos concêntricos do gride.
3) Em seguida, com a ferramenta Direct Selection, selecione o contorno do segundo circulo e preencha esse contorno com branco. Depois, em Stroke, aumente a expessura desse círculo para uns 26 pt.
4) Elimine o círculo central e preencha o resto de azul. Elimine os contornos das elipses preenchidas com vermelho e azul. Depois, use a ferramenta Star preenchida com branco para aplicar a estrela no centro do escudo.
5) Arraste o escudo para dentro do painel Symbols e salve esse escudo como um novo símbolo.
6) Crie, agora, uma elipse com um contorno de tom cinza, um cinza com mais ou menos 30% de preto. Em seguida, use a ferramenta Path Eraser para apagar a metade esquerda da elipse.
7)  No menu principal, vá em Effect > 3D > Revolve. Isso irá transformar a metade da elipse em uma esfera.
8) Na parte inferior do painel, clique em Map Art para abrir a malha da esfera. Em Surface, você deve procurar o lado externo da esfera. Em Symbol, dentro do próprio painel Map Art, clique sobre o ícone do escudo salvo anteriormente. Esse escudo vai surgir sobre a malha no painel e poderá ser reposicionado. Ative o item Preview, na parte inferior do painel, para visualizar a aplicacão do símbolo sobre a esfera.
9) Dê Ok no painel Map Art e volte para o painel 3D Revolve Options. Gire o cubo do painel para posicionar o escudo, como mostrado no exemplo abaixo. Aumente o valor em Perspective para criar um ángulo mais interessante para a cena.
10) Antes de sair do painel 3D Revolve Options, volte em Map Art e ative os itens Shade Artwork, que aplica a iluminação da esfera sobre o escudo, e o item Invisible Geometry, que deixa a esfera invisível, exibindo, dessa forma, somente o escudo em perspectiva.
11) Crie um fundo usando um retângulo preenchido com um gradiente composto por azul e branco.
Após ter aplicado o gradiente, selecione o retângulo e vá para o menu Effect > Blur > Gaussian Blur, para criar um desfoque em torno dessa forma.
12) Use a ferramenta Pen para criar a forma da projeção sobre o escudo. preencha a forma com um gradiente composto por branco indo para o transparente. Posicione esta forma entre o escudo e o fundo.
13) Para completar, crie um brilho sobre o escudo. Para isto, faça uma elipse que cubra a metade do escudo para baixo. Sobreponha a elipse sobre o escudo e preencha essa nova forma com um gradiente que vá do branco para o transparente, obtendo, dessa forma, o efeito do brilho, como podemos ver no exemplo abaixo.
É isso aí!

 

 

Deixe um comentário