Organize e crie obras de arte com suas fotos digitais

Olá,

Vou apresentar na coluna de hoje alguns programas interessantes para manipulação e organização de imagens. Vamos a eles?

>>>> Mesclando paisagens: Microsoft ICE (faça o download)
Sabe quando estamos diante de uma bela paisagem que não cabe na tela da nossa câmera? E acabamos tirando várias fotos para tentar registrar a plenitude daquela cena? Depois olhamos as várias fotos e pensamos: seria legal se conseguíssemos juntar as fotos, formando a paisagem novamente.

Geralmente este tipo de montagem requer bom conhecimento de uma ferramenta de manipulação de imagem, certo? Errado!  O Microsoft ICE faz isso de forma simples e descomplicada, vamos ver como?

img01_merge_071008.gifO uso é bem simples. Após abrir o programa, basta clicar no botão “file”, e localizar pelo menos duas fotos que queira mesclar. Em seguida, clique no botão “open”. O programa irá automaticamente processar as imagens, caso ele consiga ligar os pontos corretos e montar a composição, ela será exibida como ilustra a imagem acima. Caso contrário, será exibida uma mensagem de erro.

Para salvar a imagem gerada, primeiro é preciso definir a área de corte da imagem, pois, no processo de encaixe sobram algumas partes periféricas destorcidas na imagem (repare na animação acima). O programa seleciona automaticamente a maior área retangular possível, para isso, clique no link “automatic crop” que aparece no item “crop” das ferramentas.

Ao clicar neste link as guias em volta da foto serão redimensionadas, se você não gostar do dimensionamento, basta clicar nas guias e arrastá-las para o ponto que desejar. Por padrão, o programa exporta em JPG com qualidade de 80%.O ideal é alterar o valor para 100% de qualidade. Depois destes ajustes, aperte o botão “export”, e salve o arquivo.
A animação abaixo mostra as duas fotos que coloquei no programa, e depois a junção delas gerada.

img02_mergefoto_071008.gifA foto acima é do rio Preguiça no Estado do Maranhão, tirada pela minha noiva em uma viagem de férias que fizemos. -)

Vale a pena dizer: nada no mundo é perfeito, e este programa também não é. Tem fotos que ele não vai mesclar, tem fotos que ele vai mesclar errado, porém, um bom número de tentativas serão bem sucedidas.

>>> Organizando e editando as fotos: Photo Manager 2009 (faça o download)
Este programa é mais conhecido entre os jurássicos da internet como ACDSee, pois esta no mercado muitos anos, e antes da existência do visualizador de imagens do Windows XP, ele era unanimidade entre os usuários de microcomputador. Com o passar dos anos, o número de usuários caiu, mas ele nunca perdeu sua utilidade. Pesando contra, o fato de ser pago. Pesando à favor? Uma série de recursos interessantes que vou listar agora.

img03_acdsee01_071008.jpg
Catalogando a imagem – O software permite oraganizar suas imagens, atribuindo descrição, notas, autoria e categoria.  Para abrir o menu no qual é possível catalogar as imagens, tecle ALT+Enter.

Visualizando sua organização – Clicando no menu superior View, e abrindo a opção Organize uma janela será aberta no canto direito, no primeiro item estão as categorias atribuídas as fotos, clicando sobre elas são exibidas a esquerda, independente de em que pasta estejam. Logo abaixo existe outra funcionalidade interessante as “auto categories” que são características comuns nas imagens, como autor (definido no item detalhado anteriormente), tamanho (em kb das imagens) e um outro sem número de tipos de filtragem.

Editor de imagem – Uma característica sempre forte no ACDSee é o menu de edição de imagens, com ferramentas simples e pontuais como alteração de brilho, remoção de olhos vermelhos, inclusão de textos. Para acessá-lo, clique com o botão direito sobre a imagem, e vá na opção Edit.

Preservar original – Por padrão, o programa preserva uma cópia de cada imagem editada, evitando que este arquivo seja perdido após diversas edições. Para voltar a imagem, é só clicar com o botão direito do mouse, e escolher a opção restore image.
Importar de dispositivos –  Ao conectar a câmera digital ou celular no computador, ele identifica os arquivos de multimídia (som/imagem/vídeo) e oferece a importação para uma pasta definida. Na seqüência é possível categorizar as imagens descarregadas, facilitando a organização.

Gravar CD/DVD com as imagens – Através de um botão na barra de ferramentas
Gravar VideoCD – É possível gravar um VCD com as imagens do PC para ser tocado em aparelhos de DVD como se fosse um filme. Para isto, selecione as fotos que quer colocar no CD, e clique no botão add to image basket. Com todas as imagens na cesta (basket em inglês), selecione-as (comando CTRL+A), e vá ao menu superior chamado create, em seguida clique em create video or VCD e siga os passos do tutorial.

As funcionalidades são muitas. O período para você testá-las é de 30 dias, depois disto é preciso comprar uma licença do programa que pode ser obtida no site do ACDSee.

Um equivalente ao ACDSee, mas que é gratuito e já foi explorado aqui no blog, é o Picasa do Google. É uma opção também super interessante, e tratei dele no post “Crie álbuns e organize fotos no computador“.

Você tem dúvidas ou sugestões de temas? Os comentários estão abertos, aguardando sua mensagem!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s