Pacotão de dúvidas: reforma no Firefox e mais segurança no pen drive

Olá, leitores.
Vamos às respostas de mais um pacotão de dúvidas.

>>>> Problemas com o Firefox
“Toda vez que abro o Firefox aparece uma janela alertando sobre o modo de segurança. Tenho que clicar nos quadrinhos para poder abrir o programa, mas não sei como fazer para abri-lo diretamente”
Luiz Carlos

Luiz, diversos motivos  levam o Firefox a apresentar esta mensagem, desde problemas com complementos até mesmo falhas no próprio aplicativo. A melhor solução é remover completamente o Firefox, incluindo os arquivos de perfil.

No painel de controle de seu computador (Iniciar > Configurações > Painel de controle), clique no ícone Adicionar e remover programas. Localize o Firefox e clique no botão remover, seguindo os passos apresentados. Após completar a remoção, abra o menu Executar (Iniciar > Executar, ou pelo atalho Windows+R), digite “%APPDATA%\Mozilla\Firefox”, sem as aspas, e  em seguida clique em OK. Uma janela do Windows Explorer será aberta com algumas pastas. Remova todas elas.

Depois reinicie seu computador e baixe a versão mais atual do Firefox, que hoje é a 3.0.3, e reinstale o navegador no PC.

Uma melhor forma de usar o Firefox, principalmente para quem gosta de instalar complementos, é manter mais de um perfil configurado. Um deles será o perfil “limpo” (padrão), sem qualquer coisa instalada, e o outro pode ser usado no dia-a-dia, para aproveitar os complementos de seu interesse. Recomendo, ainda, a instalação de um perfil “cobaia”, ideal para testar complementos e ver como o navegador se comporta. Para saber mais detalhes sobre gerenciamento de perfis, visite a seção dedicada ao assunto no site da Mozilla.

>>>> Velocidade real
“Você sabe me dizer com o faço para exibir na tela a velocidade real de conexão, em vez de ‘conexão local 100 Mbps’?”
Junior
Junior, a velocidade de conexão que aparece no status de rede de seu computador é real, pelo seguinte motivo: seu computador está ligado ao modem, e o modem é quem recebe a conexão com a internet, seja ADSL ou via cabo. Ele está conectado à rede na velocidade que você contratou. Mas a comunicação entre seu PC e ele é feita através de uma rede Ethernet, onde a comunicação ocorre a 100 Mbits.

>>>> Windows trocado
“Comprei um notebook Positivo com o Windows Vista Basic, mas ele deu um problema e eu fui tentar reparar. Mas o CD era do Windows Vista Starter, então queria saber conseguir o CD do Windows original do notebook”
Sheila Regiane Machado

Sheila, a melhor solução é entrar em contato com o fabricante para explicar o ocorrido e descobrir quais são os procedimentos para troca do CD. A página da Positivo traz os meios de contato disponíveis.

O importante é saber que a atitude mais segura, sempre que você estiver descontente ou com dúvida sobre qualquer produto adquirido, é procurar o atendimento a clientes da empresa fabricante. Eles geralmente têm soluções ou respostas para a grande maioria das questões. Se você discordar dos procedimentos adotados ou das respostas recebidas, pode procurar o órgão de defesa do consumidor (PROCON) para tentar solucionar a questão.

>>>> Pen drive no automático
“Criei um arquivo ‘autorun’ para o meu pen drive, com informações como meu nome e e-mail, e o associei a um ícone. Ultimamente ele tem pegado muitos vírus – próprios para pendrives -, apesar de meu cuidado com antivírus atualizado e constantes varreduras. Pergunto: esse arquivo ‘autorun’ favorece esse tipo de contaminação?”

Um dos principais fatores de propagação desse tipo de praga virtual é justamente o chamado “autorun”, que permite ao sistema operacional executar de forma automática alguns programas predeterminados que estão disponíveis no dispositivo.

O comportamento dos arquivos auto-executáveis muitas vezes não é percebido pelos programas antivírus. O que fazer, então? Evitar que o Windows execute de forma automática o conteúdo do dispositivo. Assim:

– clique em Iniciar e depois em Executar;
– escreva gpedit.msc e pressione Enter;
– na estrutura de pastas à esquerda, clique para expandir os menus: Configurações do usuário, Modelos Administrativos e Sistema. Clique em Sistema;
– à direita serão exibidas diversas configurações. Localize o item Desativar AutoExecutar;
– dê duplo clique sobre o item, e altere a opção para ativado. No combo, selecione todas as unidades.
– pressione Aplicar e depois OK.

Assim, você vai evitar que o computador execute automaticamente qualquer ação com o pen drive, e terá uma máquina mais segura.

>>>> Remover praga virtual
“Meu computador trava a toda hora, e aparece a mensagem ‘DLLHOSTC’. Como faço pra solucionar esse problema?”
Jair Valentim do Rosário
Jair, seu computador está infectado com uma praga virtual, mas não é preciso se desesperar, porque a remoção é relativamente simples.

– você vai precisar de dois programas instalados na máquina: Malwarebytes’ Anti-Malware e MV RegClean
– em seguida, reinicie seu computador em Modo de Segurança (pressionando F8 logo após a tela da BIOS, e selecionando a opção desejada)
– depois da inicialização, abra o menu Executar (Iniciar > Executar, ou Windows + R) e digite: %windir%\system32 .  Localize e remova o arquivo dllhostc.exe
– em seguida rode o Malwarebytes’ Anti-Malware. Caso tenha dúvidas de como executá-lo, leia este Pacotão de Dúvidas, que tem uma explicação detalhada de como usar o aplicativo. O programa demora um bom tempo para fazer todo o serviço. Evite, enquanto isso, executar qualquer atividade no PC.
– após a conclusão, rode o MV RegClean. Caso tenha dúvidas de como executá-lo, confira detalhes neste post.
– após a execução, reinicie o computador

Lembre-se que é importante sempre manter o PC com um antivírus instalado e atualizado, já que ele pode evitar que esse tipo de praga contamine seu computador.

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