Pacotão de dúvidas: reforma no Firefox e mais segurança no pen drive

Olá, leitores.
Vamos às respostas de mais um pacotão de dúvidas.

>>>> Problemas com o Firefox
“Toda vez que abro o Firefox aparece uma janela alertando sobre o modo de segurança. Tenho que clicar nos quadrinhos para poder abrir o programa, mas não sei como fazer para abri-lo diretamente”
Luiz Carlos

Luiz, diversos motivos  levam o Firefox a apresentar esta mensagem, desde problemas com complementos até mesmo falhas no próprio aplicativo. A melhor solução é remover completamente o Firefox, incluindo os arquivos de perfil.

No painel de controle de seu computador (Iniciar > Configurações > Painel de controle), clique no ícone Adicionar e remover programas. Localize o Firefox e clique no botão remover, seguindo os passos apresentados. Após completar a remoção, abra o menu Executar (Iniciar > Executar, ou pelo atalho Windows+R), digite “%APPDATA%\Mozilla\Firefox”, sem as aspas, e  em seguida clique em OK. Uma janela do Windows Explorer será aberta com algumas pastas. Remova todas elas.

Depois reinicie seu computador e baixe a versão mais atual do Firefox, que hoje é a 3.0.3, e reinstale o navegador no PC.

Uma melhor forma de usar o Firefox, principalmente para quem gosta de instalar complementos, é manter mais de um perfil configurado. Um deles será o perfil “limpo” (padrão), sem qualquer coisa instalada, e o outro pode ser usado no dia-a-dia, para aproveitar os complementos de seu interesse. Recomendo, ainda, a instalação de um perfil “cobaia”, ideal para testar complementos e ver como o navegador se comporta. Para saber mais detalhes sobre gerenciamento de perfis, visite a seção dedicada ao assunto no site da Mozilla.

>>>> Velocidade real
“Você sabe me dizer com o faço para exibir na tela a velocidade real de conexão, em vez de ‘conexão local 100 Mbps’?”
Junior
Junior, a velocidade de conexão que aparece no status de rede de seu computador é real, pelo seguinte motivo: seu computador está ligado ao modem, e o modem é quem recebe a conexão com a internet, seja ADSL ou via cabo. Ele está conectado à rede na velocidade que você contratou. Mas a comunicação entre seu PC e ele é feita através de uma rede Ethernet, onde a comunicação ocorre a 100 Mbits.

>>>> Windows trocado
“Comprei um notebook Positivo com o Windows Vista Basic, mas ele deu um problema e eu fui tentar reparar. Mas o CD era do Windows Vista Starter, então queria saber conseguir o CD do Windows original do notebook”
Sheila Regiane Machado

Sheila, a melhor solução é entrar em contato com o fabricante para explicar o ocorrido e descobrir quais são os procedimentos para troca do CD. A página da Positivo traz os meios de contato disponíveis.

O importante é saber que a atitude mais segura, sempre que você estiver descontente ou com dúvida sobre qualquer produto adquirido, é procurar o atendimento a clientes da empresa fabricante. Eles geralmente têm soluções ou respostas para a grande maioria das questões. Se você discordar dos procedimentos adotados ou das respostas recebidas, pode procurar o órgão de defesa do consumidor (PROCON) para tentar solucionar a questão.

>>>> Pen drive no automático
“Criei um arquivo ‘autorun’ para o meu pen drive, com informações como meu nome e e-mail, e o associei a um ícone. Ultimamente ele tem pegado muitos vírus – próprios para pendrives -, apesar de meu cuidado com antivírus atualizado e constantes varreduras. Pergunto: esse arquivo ‘autorun’ favorece esse tipo de contaminação?”

Um dos principais fatores de propagação desse tipo de praga virtual é justamente o chamado “autorun”, que permite ao sistema operacional executar de forma automática alguns programas predeterminados que estão disponíveis no dispositivo.

O comportamento dos arquivos auto-executáveis muitas vezes não é percebido pelos programas antivírus. O que fazer, então? Evitar que o Windows execute de forma automática o conteúdo do dispositivo. Assim:

– clique em Iniciar e depois em Executar;
– escreva gpedit.msc e pressione Enter;
– na estrutura de pastas à esquerda, clique para expandir os menus: Configurações do usuário, Modelos Administrativos e Sistema. Clique em Sistema;
– à direita serão exibidas diversas configurações. Localize o item Desativar AutoExecutar;
– dê duplo clique sobre o item, e altere a opção para ativado. No combo, selecione todas as unidades.
– pressione Aplicar e depois OK.

Assim, você vai evitar que o computador execute automaticamente qualquer ação com o pen drive, e terá uma máquina mais segura.

>>>> Remover praga virtual
“Meu computador trava a toda hora, e aparece a mensagem ‘DLLHOSTC’. Como faço pra solucionar esse problema?”
Jair Valentim do Rosário
Jair, seu computador está infectado com uma praga virtual, mas não é preciso se desesperar, porque a remoção é relativamente simples.

– você vai precisar de dois programas instalados na máquina: Malwarebytes’ Anti-Malware e MV RegClean
– em seguida, reinicie seu computador em Modo de Segurança (pressionando F8 logo após a tela da BIOS, e selecionando a opção desejada)
– depois da inicialização, abra o menu Executar (Iniciar > Executar, ou Windows + R) e digite: %windir%\system32 .  Localize e remova o arquivo dllhostc.exe
– em seguida rode o Malwarebytes’ Anti-Malware. Caso tenha dúvidas de como executá-lo, leia este Pacotão de Dúvidas, que tem uma explicação detalhada de como usar o aplicativo. O programa demora um bom tempo para fazer todo o serviço. Evite, enquanto isso, executar qualquer atividade no PC.
– após a conclusão, rode o MV RegClean. Caso tenha dúvidas de como executá-lo, confira detalhes neste post.
– após a execução, reinicie o computador

Lembre-se que é importante sempre manter o PC com um antivírus instalado e atualizado, já que ele pode evitar que esse tipo de praga contamine seu computador.

Você tem dúvidas ou sugestões de temas? Os comentários estão abertos, aguardando sua mensagem!

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s