Criando resumos automáticos no Word 2007.

Por Luiz Gabriel da Silva Conforto
Descubra como utilizar este recurso pouco conhecido do processador de texto do Office!
O Microsoft Word 2007 possui uma quantidade muito grande de ferramentas interessantes, mas que passam completamente despercebidas pelo usuário padrão, que apenas utiliza o editor de texto para simplesmente escrever um documento ou passar a limpo um trabalho. Para auxiliar nestas tarefas, por mais simples que sejam, o programa disponibiliza uma gama de recursos muito convenientes.

Um recurso pouco conhecido é a produção automática de resumos. O Word 2007 permite a produção de um resumo geral de um documento qualquer, através de algoritmos específicos que analisam o texto selecionado e avaliam as informações de maior importância para a compreensão do tema abordado. O processo é simples e, por menos preciso que seja, pode ajudar na observação das idéias principais em um texto extenso.

Um dos motivos pelos quais o recurso é pouco conhecido é a relativa dificuldade envolvida em seu uso. A ferramenta, em si, é fácil de utilizar, mas é bastante obscura para um usuário padrão, que não procura recursos adicionais oferecidos pelo programa. Para utilizar a ferramenta de resumo, basta acompanhar os seguintes passos:

1-    Clique no Botão Office, no canto esquerdo superior da tela.

2-    No canto direito inferior do menu que se abrirá, vá em Opções do Word.

3-    Escolha a guia Personalizar no menu do lado esquerdo da janela de opções.

4-    No menu aberto, sob “Escolher comandos em:”, selecione “Todos os Comandos”, e na lista abaixo, procure por “Ferramentas de AutoResumo” e clique no botão Adicionar. Como há muitos comandos na lista, é conveniente escolher um item da lista e apertar a tecla F, para ser levado diretamente aos comandos que começam com a letra. Clique em OK.

5-    Agora, basta abrir um arquivo de texto qualquer e utilizar a ferramenta de AutoResumo, que fica posicionada ao lado do Botão Office.

6-    A ferramenta oferece diversas opções de utilização, disponibilizando quatro maneiras de exibição do resultado para o usuário. Para voltar ao documento original, basta clicar novamente no ícone de AutoResumo, ao lado do Botão Office, e escolher a opção Fechar.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s