Criando um Vetor no Illustrator

Este tutorial foi feito no ano passado para postar na Central de Quadrinhos, mas como muita gente me perguntava sobre vetorização no Ilustrator, decidi fazer uma outra versão para poder colocar aqui.

Fiz esse desenho utilizando a versão 10 do Adobe Ilustrator. Bom, a primeira coisa é arrumar uma foto que você ache legal e abrir no Ilustrator. Não precisa se preocupar em importar porque ele abre arquivos em JPG direto.


Vamos ao tutorial

1. Crie uma nova “layer” e não se esqueça de nomeá-las sempre, pois facilita muito no processo de trabalho.


2. Com a ferramenta “pen tool” comece a contornar o desenho.
Para arredondar o traço, utilize a “convert anchor point tool”, que fica no mesmo botão da pen tool. É só clicar e segurar que ela aparece.

Eu começo o desenho sempre pelos olhos, nariz e boca, pois é onde eu posso ver a característica principal do desenho e onde tenho o reconhecimento imediato do personagem, que no caso é o rosto. Se eu vejo que o rosto está bom, aí eu passo para as outras partes do desenho. Mas isso vai de cada um, não é regra. É só uma preferência minha. 🙂

3. Vamos passar então para a base dos traços. Crie uma camada abaixo dessa dos detalhes do rosto, e comece a contornar onde acha que deve haver sombra e luz.

Faça todos os contornos que achar necessário: de brilho, sombra, e quantas camadas de cor achar necessário para deixar o trabalho legal. Caso queira uma característica mais real, terão de ser feitas mais camadas de cor e detalhe.


4. Vamos começar a colorir o rosto.
Pegue a “selection tool”, selecione as partes e vá nas cores para poder escolher. Fica na mesma barra de ferramentas da pen tool. É só clicar duas vezes na cor que abre a paleta de cores.
A paleta de cores é igual à do Photoshop, portanto, não tem erro. É muito simples: clique nesse quadrinho colorido que abre uma paleta de cores e você seleciona a cor que for usar.
Faça a mesma coisa com a layer do rosto, não se esquecendo de escolher bem as cores para o desenho ficar agradável. Cuidado para não deixar a pele muito amarela ou muito rosa, tente um meio tom entre as duas. Lembre-se também de que, se esse trabalho for impresso, haverá variações na cor de gráfica para gráfica.

5. Repita o processo em todo o desenho, não se esquecendo de trabalhar com as layers certas para não ter dores de cabeça futuras.
Esse é o aramado do desenho completo. Para visualizar dessa maneira, é só clicarCTRL+Y. Clique novamente CTRL+Y para voltar ao modo anterior.

6. Continue o processo de colorização das partes do corpo da mesma forma que o rosto.

7. Algumas partes do desenho eu prefiro fazer à mão livre, pois fica mais natural. Selecione então a “pencil tool” para poder fazer isso. Pode ser utilizado o “brush tool” (ferramenta ao lado) também, mas isso fica para uma próxima. 🙂
A roupa, os cabelos e alguns detalhes de sombra e brilho eu fiz nesse processo do pencil tool… é só selecionar e desenhar. Não precisa ficar clicando e mexendo nos nós como se faz com a caneta (pen tool). Caso queira arrumar algum traço, é só “repassar” o lápis em cima do traço que ele se modifica.

8. Com o desenho pronto, crie então uma nova layer embaixo das outras e faça um fundo que ache que vai combinar com o desenho. Eu particularmente adoro formas geométricas, mas isso vai do gosto de cada um… Ei, essa é a hora de você provar que não sabe só “copiar”… (rsrsrsrs), afinal, é quando coloca a sua personalidade no desenho. Não se esqueça de que você pode usar tudo isso para fazer os seus próprios desenhos. É só escanear e passar para o Ilustrator.

E… Voilá!! Aí está o desenho prontinho para mostrar para quem quiser. E detalhe: imprimir do tamanho que quiser sem medo de perder resolução.

Se quiser ver a imagem ampliada, é só clicar

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s