Composição avançada

Descrição: Hoje veremos como criar uma composição avançada no Photoshop utilizando imagens, brushes, filtros, clipping masks, ferramentas e diversos recursos para estilizar uma imagem.

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina os valores abaixo e pressione Ok.

02. Agora clique aqui e baixe a imagem do violino que iremos utilizar, pressione Ctrl+O e abra a imagem no Photoshop, pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, na barra de opções da ferramenta marque a opção Add to Selection e a opção Contiguous, clique na parte branca da imagem, vá em Select> Inverse.

03. Agora pressione Ctrl+C para copiar, volte ao documento que criamos anteriormente e pressione Ctrl+V para colar a figura do violino, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clique e arraste um dos pontos de transformação como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.

04. Agora clique aqui e baixe a imagem da folha que usaremos, pressione Ctrl+O e abra a imagem no Photoshop, pressione a letra L do teclado para selecionar a Polygonal Lasso Tool e crie uma seleção ao redor da folha como na foto abaixo.

05. Agora pressione Ctrl+C para copiar, volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar a imagem, pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool e clique na parte branca que está dentro na borda da folha, pressione Delete e depois pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção.

06. Deixe a layer da folha abaixo da layer do violino, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e redimensione a imagem da folha como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.

07. Renomeie as layers para Violin (a layer do violino) e Leaf (para a layer da folha), clique na layer Violin e pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.

08. Agora clique na layer Leaf, pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels e defina os valores abaixo, pressione Ok, pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation e defina os valores abaixo, pressione Ok.

09. Agora pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, posicione a imagem como na foto abaixo e pressione Enter.

10. Repita o processo anterior até obter 5 folhas como na foto abaixo.

11. Clique na layer da folha original, pressione a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, escolha um brush de pontas suaves, escolha um brush com tamanho entre 30 e 40 pixels, defina o valor de Exposure em 25%, agora crie algumas sombras como na foto abaixo.

12. Agora pressione Shift+O para selecionar a Dodge Tool, escolha um brush de pontas suaves, defina o valor deExposure em 25% e passe nas partes que deseja clarear na folha, como na foto abaixo.

13. Repita este processo nas outras folhas, como na foto abaixo.

14. Agora clique na primeira layer de cima para baixo que contém uma cópia da folha, mantenha a tecla Shift pressionada, clique na última layer que contém uma cópia da folha, isto selecionará todas as layers que contém cópias da folha (como na foto abaixo), agora vá em Layer> Group Layers para criar um folder com todas as layers que contém folhas dentro, dê o nome de leaf right para o folder.

15. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o folder e escolha a opção Duplicate Group, dê o nome de leaf left para o novo folder e pressione Ok, vá em Edit> Transform> Flip Horizontal, pressione Enter, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione a cópia das folhas como na foto abaixo.

16. Clique com o botão direito do mouse sobre o folder leaf left novamente, escolha a opção Duplicate Group, dê o nome de leaf-FL para o novo folder e pressione Ok, deixe este novo folder acima da layer Violin como na foto abaixo.

17. Pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, posicione e redimensione (pressionando Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform) as novas folhas como na foto abaixo.

18. Clique com o botão direito do mouse sobre o folder leaf-FL e escolha a opção Duplicate Group, dê o nome de leaf-FR para o novo folder e pressione Ok, vá em Edit> Transform> Flip Horizontal, pressione Enter, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione a cópia das folhas como na foto abaixo.

19. Clique com o botão direito do mouse sobre o folder leaf-FL e escolha a opção Duplicate Group, dê o nome de leaf-BL para o novo folder, deixe este folder abaixo do folder leaf right.

20. Pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, posicione as folhas copiadas como na foto abaixo, clique com o botão direito do mouse sobre o folder leaf-BL e escolha a opção Duplicate Group, dê o nome de leaf-BR e pressione Ok, vá em Edit> Transform> Flip Horizontal, pressione Enter, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione a cópia das folhas no canto oposto como na foto abaixo.

21. Agora clique aqui e baixe a imagem da rosa que usaremos, pressione Ctrl+O e abra a imagem no Photoshop, selecione apenas a rosa (usando a ferramenta que achar mais adequada, Pen ToolLasso ToolQuick Mask etc), pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, pressione Ctrl+C para copiar, volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar, deixe a layer com a rosa acima de todas as outras layers na paleta de layers, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e ajuste o tamanho e posição da rosa como na foto abaixo (mantenha a tecla Shift pressionada para manter a proporção da imagem), pressione Enter para finalizar a transformação.

22. Renomeie a layer para Rose, pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok, caso queira intensificar o efeito use a Dodge Tool e a Burn Tool (letra O do teclado ) para melhorar as áreas de sombras e luzes da rosa.

23. Agora clique aqui e baixe a imagem que usaremos para enfeitar a composição, uma gota de tinta (ou sangue), repita o procedimento que aplicamos nas outras fotos, pressione Ctrl+O, abra a foto no Photoshop, pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, clique na parte branca da imagem, pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, pressione Ctrl+C para copiar, volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar.

24. Renomeie a layer como blood, deixe esta layer abaixo da layer da rosa, pressione Ctrl+T para abrir a caixa deFree Transform, com a tecla Shift pressionada clique e arraste um dos pontos de transformação para diminuir a imagem mantendo sua proporção, posicione ela como na foto abaixo e pressione Enter.

25. Pressione a letra C do teclado para selecionar a Crop Tool, crie uma seleção como na foto abaixo e pressione Enter.

26. Agora clique na layer Violin e pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de Shadow e pressione Ok, vá em Layer> Create Clipping Mask.

26. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de tamanho médio e pontas suaves, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, passe na área indicada na foto abaixo.

27. Agora clique aqui e baixe o set de brushes Suddenly Spring Brushes, instale os brushes no Photoshop, pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de floral para a nova layer e pressione Ok, deixe a layer abaixo da layer Violin, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha o set de brushes que acabamos de instalar e defina os valores abaixo.

28. Use os brushes contidos neste set para criar uma decoração com na foto abaixo.

29. Agora pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de floral color e pressione Ok, agora pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background, sua cor de Foreground deve ser a branca e a de Background a preta, clique na cor branca e escolha a cor vermelha, vá em Filter> Render> Clouds.

30. Agora vá em Layer> Create Clipping Mask, sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

31. Agora clique aqui e baixe o set de brushes Debris Brush, com os brushes instalados no Photoshop pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de Debris para a nova layer e pressione Ok, caso ela esteja com o Clipping Mask ativado pressione Ctrl+Alt+G para desativar esta opção, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha o set de brushes Debris e defina os valores abaixo, escolha cores diferentes, tamanhos e brushes, aplique como na foto abaixo.

32. Agora pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, clique na cor de Foreground (preto) e escolha a cor #C4DF9C (verde claro), clique na layer Background e pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha o gradiente que vai do verde para o branco clicando na opção de gradiente que existe na barra de opções da ferramenta no alto da tela, deixe o modo como Linear e aplique no documento, como na foto abaixo.

33. Agora clique aqui e baixe o brush com textura de papel que usaremos neste passo, instale o brush e desta vez escolha a cor #8dc63f (verde), pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e escolha o brush indicado.

34. Vá em Window> Brushes e defina os valores abaixo, clique na layer Background e aplique o brush como na foto abaixo.

35. Agora clique aqui e baixe o Set de Brushes Smoke and Ink, instale os brushes no Photoshop, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background, sua cor de Foreground agora deverá ser a branca, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha o set de brushes que acabamos de instalar, adicione alguns brushes de fumaça ao redor do violino como na foto abaixo, use um nível de opacidade baixo para o brush.

36. Agora clique aqui e baixe o Set de Brushes Flower Tattoos, instale os brushes no Photoshop e pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e carregue os brushes instalados, use cores variadas e aplique o brush para decorar o fundo da composição como na foto abaixo.

37. Agora escolha uma cor bem contrastante, no caso deste tutorial a cor escolhida foi a vermelha, pressione a letra T do teclado para selecionar a Horizontal Type Tool, escreva uma palavra ou frase qualquer e pressione Enter para finalizar.

38. No final sua composição ficará como a da foto abaixo.

site de origem: http://www.tutorial9.net/photoshop/how-to-create-an-abstract-floral-explosion-in-photoshop/

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s