Crie um desenho tipo mangá com photoshop

Alguns puristas são contra usar fotos de referência em seu trabalho. Mas qualquer artista pode dizer que uma boa referência pode ajudar, e muito, a melhorar uma imagem.

Neste tutorial, vamos mostrar como usar uma foto de referência como base de uma ilustração do tipo mangá. É óbvio que nem todos os nossos leitores têm confiança o bastante em seus dons de desenho para iniciar uma ilustração do zero, por isso vamos começar com uma foto. Quem não tem mesmo coragem de se arriscar no desenho não vai ficar de fora, porque incluímos um PSD em nosso site com todas as linhas prontinhas. Terminada essa etapa, você vai aprender a renderizar e dar toques de mangá ao seu trabalho.  Quando se trabalha com referências, pode ser tentador pescar cores da própria foto, mas isso não é aconselhável, já que é difícil obter a cor exata devido ao enorme número de pixels em uma fotografia. Normalmente a imagem acaba ficando meio sem graça. Por isso, recomendamos usar cores apenas inspiradas na referência, criando um resultado muito mais vibrante.

1 Abra a referência

Crie um novo arquivo (230x297mm, 300 dpi). Crie as seguintes camadas, de baixo para cima: “skin”, “clothes”, “clothes2”, “air”, “rough”, “lines” e “above”. Abra a imagem da modelo  e copie e cole na tela. Pressione Cmd/Ctrl + T, redimensione e mexa no ângulo para criar uma composição interessante. Reduza a opacidade da camada da foto para 57% e comece a esboçar seu desenho na camada “rough” usando o pincel “blue pencil” que disponibilizamos em nosso site.

2 Uma fina linha…

Sugerimos mudar o cabelo da garota para deixá-lo em um estilo mais mangá, além de acrescentar acessórios e roupas. Esconda a camada de referência e reduza a opacidade da camada “rough” para 48%. Comece a desenhar as linhas na camada “lines” usando o pincel Ink. Se preferir, utilize as linhas que pusemos no site.

3 Tudo azul

Disponha as cores planas da imagem com o pincel Ink nas camadas adequadas. Mantenha cores distintas adjacentes em camadas separadas para facilitar o trabalho posterior de sombreamento. O mangá tende para o hiper-realismo, por isso escolha uma cor maluca, como azul-royal, para o cabelo.

4 Arte em camadas

Atribua às camadas “skin”, “clothes” e “clothes2” duas Clipping Masks para cada uma (crie uma nova camada e marque a caixa ‘Use Previous Layer as Clipping Mask’; depois, clique em OK). Ajuste cada uma das camadas superiores de Clipping Mask para Overlay, deixando a outra em Normal. Selecione um azul-claro e pressione Shift + Backspace para preencher a camada de fundo com sua cor de primeiro plano.

5 Sombreamento

É hora de adicionar sombras básicas usando o pincel Inking Opacity. Abra a foto de referência e comece na camada da pele, adicionando as sombras na máscara de recorte Normal. As sombras aparecerão apenas na pele, por isso você pode aplicar pinceladas grandes sem medo de ser feliz!

Lado a lado

Quando trabalhando com referências, ajuda bastante ter a foto por perto; você vai perceber que, neste tutorial, mantivemos quase o tempo todo a referência aberta em outra janela. Não dê uma olhada rápida e assuma que já sabe tudo que precisa, já que o cérebro humano não retém informações muito bem (e isso não é apenas uma desculpa para esquecermos os aniversários dos amigos). Olhe para a foto de referência duas vezes antes de desenhar e depois olhe de novo em alguns segundos. Repita isso pelo menos a cada seis segundos e você vai se espantar com exatidão do seu trabalho!

6 Adeus, linhas pretas

Para que as linhas fiquem menos intrusivas, bloqueie a camada das linhas (clique no ícone xadrez na paleta Layers) e mude a cor delas. Como os pixels transparentes estão bloqueados, apenas os existentes serão recoloridos. Comece a detalhar os olhos e lábios. Lembre-se de que ambos são tridimensionais, por isso pense na forma, na localização das sombras e na umidade. Usando um Airbrush, adicione sombras acinzentadas aos globos oculares e um brilho suave aos lábios. Use o pincel Inking Opacity para acrescentar variações na íris e nos reflexos aquosos dos olhos.

7 Questão de  pele

Pegue um Airbrush para acrescentar tons mais escuros à pele. Utilize marrons quentes na máscara com Overlay. Bloqueie a camada da pele e use um Radial Gradient (G) para introduzir reflexos bege-claro. Repita na camada Overlay da pele para variar ainda mais a luminosidade.

8 Não perca o foco

Selecione Filter > Blur > Gaussian Blur e ajuste Radius para 3,4 pixels. Com as sombras principais suavizadas, acrescente mais sombreamento ao rosto com o Airbrush. Na máscara de recorte Overlay da camada da pele, adicione mais algumas variações sutis (por exemplo, um dégradé rosa-claro às bochechas) e aplique pontos luminosos com o Airbrush e a ferramenta Radial Gradient.

9 Cor e luz

Também com o Radial Gradient, adicione sombras e luzes à camada das roupas (a camiseta e as mangas) em suas camadas Overlay respectivas. Simule uma explosão de luz fazendo com que os gradientes claros invadam as sombras. Adicione detalhes aos laços com o pincel Inking Opacity.

10 Oh, as imperfeições…

Para que a pele pareça mais autêntica e menos digital, adicione algumas imperfeições. Use o pincel speckle com opacidade a 26% e fluxo 32%, com beges e marrons, para simular pintas e poros. Reduza o fluxo para a pincelada manter os pontinhos e não formar um traço único.

11 Vestimenta

Abra “dress print.jpg” e pressione Cmd/Ctrl + A e Cmd/Ctrl + C para copiar. Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura da camada “clothes” para selecionar tudo o que está naquela camada; depois, use o Lasso (pressione L) enquanto segura Alt para remover a seleção de tudo, menos da camiseta. Vá a Edit > Paste Into (ou Cmd/Ctrl + Shift + V) para colar o padrão dentro dessa seleção, acima da camada “clothes”. Ajuste o modo de mesclagem para Soft Light.

12 Movimente um pouco

Para que o padrão não pareça muito falso, vá a Filter > Liquify. Pressione W para selecionar a ferramenta Forward Wrap e comece a manipular o padrão para que ele se encaixe na forma da camiseta. Use o cursor da mesma forma que usaria a ferramenta Smudge para arrastar os elementos, guiando-se pelo sombreamento. Para melhorar a aparência do padrão, selecione Image > Adjustments > Levels (ou pressione Cmd/ Ctrl + L) e use os níveis Black: 31, Grey: 1,59, White: 232.

13 História cabeluda

Usando o pincel Hair, comece a trabalhar no cabelo. Ponha primeiro as cores mais escuras, pois elas aparecem através das mais claras e criam a ilusão de profundidade. Não precisa pintar fio por fio, concentre-se na forma geral por enquanto.

14 Visita ao cabeleireiro

Para refinar as pontas do cabelo, acrescente fios mais estilizados. Use o pincel Inking Opacity para detalhar esses fios, usando a foto de referência como guia, mas sinta-se à vontade para improvisar; no mangá, o cabelo pode ser fantástico.

15 Sol levante

Abra “sunburst.psd”. Copie e cole o conteúdo da camada das linhas vermelhas em seu trabalho, diretamente acima da camada de fundo. Aplique uma transformação livre à imagem (Cmd/Ctrl + T) para que fique maior, fazendo com que todos os raios apontem para o ponto focal (o rosto). A composição ganha força quando o olho é orientado.

16 Queime até o fundo

O vermelho brilhante nunca deveria ser usado como cor de fundo porque distrai a atenção do espectador. Por isso, utilize o modo de mesclagem Linear Burn e abra “textured paper.jpg”. Cole na posição inferior da paleta Layers. Ajuste a camada azul de fundo para Soft Light.

17 Sol escuro

Crie uma nova máscara de recorte ligada à camada “sunburst”. Use um vermelho profundo com a ferramenta Linear Gradient para escurecer as bordas externas da imagem de fundo. Elas vão parecer retrair-se ligeiramente, atraindo mais atenção para o centro.

18 Controle das bordas

Agora vamos simular o estilo das bordas das estampas Ukiyo-e. Clique na camada “sunburst”, segure Shift e clique na camada superior da pilha para selecionar todas as camadas que estão no meio. Use a Free Transform para encolher todas as camadas, de maneira a criar uma borda ao redor da imagem. Para acrescentar uma borda retangular, crie uma seleção com a ferramenta Square Marquee em torno da imagem, segure Cmd/Ctrl + clique direito na linha pontilhada; escolha Stroke. Use uma largura de cinco pixels com a mesma cor da parte mais escura dos raios do fundo.

19 Erros de tradução

Abra “kanji.jpg” e cole na camada superior do desenho. Utilize o modo de mesclagem Multiply para que o branco desapareça. A propósito, a tradução deste kanji é “mangá”.

20 Ilumine!

O padrão da camiseta ainda está meio marcado. Na camada correspondente, vá a Image > Adjustments > Hue/Saturation e mova Lightness para +37. Crie uma nova camada chamada “overlay” no alto da pilha, com modo Overlay. Use uma cor de pele clarinha com a ferramenta Spot Gradient para adicionar pontos luminosos à pele.

21 Detalhes, detalhes

Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura da camada da cor dos lábios; use a ferramenta Lasso segurando Alt para remover a seleção de tudo, exceto da boca. Aplique um Spot Gradient vermelho-claro para adicionar mais vibração aos lábios. Crie uma nova camada chamada “stars” acima da camada “overlay” e use o pincel Cartoon Stars com branco para aplicar estrelinhas aos malares. Na camada Normal da máscara de recorte, use o pincel Leathery Texture para adicionar textura ao colar e aos braceletes.

22 Fábrica de realidade

Segure Cmd/Ctrl e clique na camada das mangas para selecioná-las. Na camada “overlay”, use uma mistura de azul-escuro e branco com o pincel Inking Opacity (a 59% de opacidade) para sugerir os detalhes do tecido. Renderize as linhas seguindo a forma na direção vertical e cruze-as com linhas horizontais para imitar o padrão do tecido.

23 Toques finais

Pressione Cmd/Ctrl + J na camada do papel para duplicá-la e ajuste o modo para Multiply. Pressione Cmd/Ctrl + Alt + Shift + ~ para selecionar a luminosidade da imagem. Clique na camada do alto da pilha e pressione Cmd/Ctrl + Shift + C para copiar a seleção de todas as camadas visíveis, depois pressione Cmd/Ctrl + V para colar a seleção. Ajuste o modo dessa nova camada para Soft Light. Por fim, escolha uma cor azul-escura e adicione uma borda usando o pincel Handwriting, segurando Shift. A seguir, trace à mão livre em torno da borda, ultrapassando ligeiramente as linhas para obter um resultado natural. Adicione pequenos enfeites (como a tatuagem no braço) e limpe os erros. Prontinho!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s