Carro Em Chamas No Photoshop

No tutorial desta semana vamos mostrar para vocês como criar um carro em chamas. Esse efeito é bastante simples de ser alcançado e é um bom exercício. Você melhora suas chamas e pode aplicar o efeito em outras imagens também.

Então vamos lá.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Faça o background com um mix de preto e vermelho (#160000). Depois use a imagem de um carro sem background. Para esse primeiro passo a ideia é pegar os contornos do carro para nossa imagem. Fazer isso é super fácil. Crie uma nova layer duplicando a layer do carro. Renomeie para “Base” e esconda a original. Vá até Image>Adjustments>Invert.

Depois disso vá até Filter>Stylize>Find Edges. Repita a mesma coisa para ter outra layer mas no Blend Mode use Hard Light. Depois disso você pode fazer merge das layers em uma.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 2

Sua imagem ficará assim:

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 3

Agora que temos o contorno do carro vamos aplicar um efeito de luz para que pareça com um carro em chamas.

Na layer que criamos no passo 1, vamos aplicar Gaussian Blur. Vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. O valor vai variar dependendo da resolução com que estiver trabalhando. No meu caso usei 1.6 em Radius. Depois troquei Blend Mode para Screen.

Duplique a layer mantendo o blend mode, no entanto vamos aplicar novamente Gaussian Blur, então vá até Fitler>Blur>Gaussian Blur e use 3.6 pixels. Renomeie a layer para “Top”. Duplique a layer que criamos no primeiro passo e faça merge com essa. Depois duplique novamente a primeira layer e renomeie para Red e vá até Image>Adjustments>Hue and Saturation. Selecione Colorize e troque Saturation para 100. O Blend Mode da layer deve ser Overlay.

Vamos repetir isso novamente para criar uma versão amarela. Vá até Image>Adjustments>Hue and Saturation e use 40 em Hue. Faça o mesmo novamente para criar uma versão laranja, em Hue and Saturation use -22.

Depois troque a Opacity das layers amarela e laranja para 50% e as coloque em um folder. Você pode fazer isso selecionando as duas e indo até Layer>Group Layers. Depois, com o grupo selecionado vá até Layer>Vector Mask e delete os contornos da parte de trás do carro.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 4

Nosso efeito está praticamente pronto. Agora vamos duplicar a layer original que escondemos no passo 1. Selecione a layer e vá até Image>Adjustments>Hue an Saturation. Selecione colorize e troque Saturation para 100. Coloque a layer em um folder e renomeie para Car.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 5

Adicione uma nova layer e nomeie “Superior Line” antes de adicionar as chamas e raios de luz. Com a Brush Tool (B) com Hardness 0 adicione uma linha seguindo as marcas dos pneus e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Eu usei 4.5 pixels em radius. Depois vá novamente até Image>Adjustments>Hue and Saturation. Use +76 em Hue. Dica: você vai precisar fazer isso para os pneus dos lados, direito e esquerdo.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 6

Agora vamos começar a misturar algumas imagens na nossa composição. Pegue imagens de chamas e comece a adicionar na nossa imagem. Perceba que as minhas imagens de chama estão em background preto, assim você pode usar Screen no Blend Mode e o preto vai ficar transparente.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 7

Continue adicionando chamas.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 8

Aqui eu adicionei outra imagem de chama. Você pode mudar a perspectiva da imagem indo até Edit>Transform>Perspective. Use novamente Screen no Blend Mode. Se quiser que o efeito fique mais forte duplique a layer.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 9

Selecione uma das chamas que usei na marca dos pneus e a mova para baixo do carro. Faça isso para a parte da frente e traseira também.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 10

Quase pronto. Vamos adicionar alguns detalhes. Adicione uma nova layer e com a Brush Tool (B), use um brush arredondado com 0% Hardness para criar alguns pontos de fogo seguindo a marca dos pneus. Lembre de usar tamanhos diferentes de pontos como na imagem abaixo.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Passo 11

Duplique a layer e vá até Image>Adjustment>Hue and Saturation. Selecione Colorize e troque Saturation para 100 e Lightness para -50. Depois disso troque o Blend Mode para Overlay. Duplique a layer novamente e vá até Image>Adjustments>Hue and Saturation. Troque Hue para 76.

A próxima coisa aqui é adicionar uma imagem de fumaça conforme abaixo.

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Conclusão

Prontinho! Leva um tempo e dá um pouco de trabalho mas a técnica é super simples. Espero que tenham gostado desse meu primeiro tutorial para o Abduzeedo. Se tiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo via designsoares@hotmail.com

Reader Tutorial: Flaming Car by Lincoln Soares

Download Photoshop File

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO PHOTOSHOP USADO NESSE TUTORIAL

O tutorial foi feito por Lincoln Soares, um diretor de arte de São Paulo. Lincoln tem mais de 5 anos de experiência e você pode conferir mais trabalhos dele em http://behance.com/lincolnsoares. Aproveite também para seguir o cara no Twitter – http://twitter.com/lincolnsoares.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s