Desenhando um avião pelo Flash

Utilizando as ferramentas de desenho mais básicas do Flash é possível chegarmos muito longe, até mesmo na criação de um avião. Veremos nesta matéria todos os passos e o resultado final.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel Info (Flash 5) no Flash 6 defina a linha no painel properties.

3. Defina estilo sólido(solid), espessura 0.5 e cor preta.

4. Posicione o curso no canto esquerdo do palco e, com o botão do mouse pressionado, arraste-o criando uma linha horizontal, quase do tamanho da tela.

5. Na barra de ferramentas ative a ferramenta Seta (Arrow).

6. Posicione a seta do mouse no meio da linha e perceba que o símbolo que aparece ao seu lado troca para um arco.

7. Clique e, segurando o botão do mouse, arraste-a para cima formando uma curvatura na linha.

Explicando melhor:

Símbolo Arco

O símbolo que aparece ao lado da seta tem uma função. O arco aparece quando a seta fica perto de um segmento sem seleção. Indicando que você pode deforma-lo.

Símbolo rosa-dos-ventos

Quando o objeto esta selecionado aparece uma pequena rosa-dos-ventos, isso indica que você pode estar movendo o objeto.

8. Com a ferramenta Arrow (Seta) selecionada, selecione a linha dando um clique sobre ela. Para que o seu avião fique ao menos parecido com o tutorial siga corretamente o próximo passo.

9. Selecione a painel Properties no Flash 6, no Flash 5 selecione o painel Info e defina as dimensões. Neste painel podemos modificar
as dimensões e a posição do objeto.

10. Foi definido largura como 400, altura como 50 e posição da linha como X= 40 e Y=120

11. Agora teremos que duplicar o objeto. Posicione a seta do mouse sobre o objeto selecionado e, segurando o botão do mouse com a tecla ALT pressionada, arraste-o para baixo. Ou simplesmente indo ao menu Edit Duplicate (Editar – Duplicar) e depois arrastando um
pouco para baixo o objeto.

12. Agora temos que inverter o objeto. Para isso vá ao menu Modify – Transform – Flip Vertical (Modificar – Transformar – Inverter Verticalmente.

13. Posicione o cursor do mouse sobre o objeto já invertido e, segurando o botão do mouse, arraste a cópia ate cruzar a ponta
com o original.

14. Selecione a linha de baixo novamente e perceba que ela não ficou totalmente selecionada. Tente novamente selecionando somente a ponta. Por que isso acontece no flash?
Explicando melhor: No Flash, sempre que você cruza linhas, elas serão partidas em dois segmentos distintos, ou seja, você pode com este recurso eliminar rebarbas. Entederam? Então vamos continuar.

15. Então, vamos eliminar as rebarbas das pontas. Clique em uma das pontas e agora tecle delete. Parabéns façam o mesmo com
as outras pontas.

16. Agora vamos começar a dar forma ao avião. Na barra de ferramentas clique em Oval.

17. Abaixo da barra de ferramentas, em Colors(Cores) clique sobre o balde de tinta e selecione No color(sem cor) para o que o círculo
não tenha preenchimento algum.

18. E no painel Properties(Propriedades) no Flash 6 e no Flash 5 no painel Stroke defina como: estilo Sólido(solid) e espessura(stroke height) 0.5.

19. Na barra de ferramentas, clique na seta preta e selecione o círculo dando um clique sobre ele. E faça um círculo no palco abaixo do avião.

20. Defina no painel Properties(Propriedades) no Flash 6 e no Flash 5 no painel Info, largura como 80 e altura como 80.

21. Posicione a seta sobre a linha do círculo e, segurando o botão do mouse, mova-o para que seu centro fique na ponta do corpo do
avião.

22. Como já foi citado, quando cruzamos linhas, o objeto fica dividido. Então posicione a seta do mouse no círculo na parte externa e
clique novamente. Depois pressione Delete.

23. Para visualizarmos melhor, clique em Zoom na caixa de ferramentas. Fazendo uma seleção com a ferramenta zoom na ponta esquerda do ponto do avião.

24. Selecione a ferramenta seta preta na caixa de ferramentas e leve a seta até a ponta do desenho, ao lado da seta aparece um ângulo
reto.

25. Clique e segurando o botão do mouse, arraste o cursor em direção ao meio do desenho, ate que a bolinha na ponta da seta cresça.
Para que isso aconteça verifique se na caixa de ferramentas o imã(snap to objects) esteja selecionado.

Explicando melhor: A opção Snap(imã) pode te ajudar em muitas coisas.

O Snap(Imã) te ajuda a criar círculos, quadrados e linhas retas, horizontais e verticais. Quando a figura estiver perfeita, o pequeno círculo que acompanha o cursor aumenta de tamanho.

MONTANDO A CABINE DO AVIÃO

26. Vamos montar a cabine agora. Bom, como ainda estamos no Zoom, pressione no teclado a tecla CTRL + 2 para retornar ao palco.

27. Aproxime a seta da linha de cima do avião bem no centro até aparecer um arco ao seu lado.

28. Clique, segurando o botão do mouse, e arraste-a para a esquerda e um pouco pra cima na diagonal, até fazer sobressair à
cabine do avião.

29. Agora fora da área do avião, selecione na caixa de ferramentas  opção retângulo(rectangle).

30. Com a ferramenta fill color (cor de preenchimento) ativo, defina no color(sem cor).

31. No painel Properties(Propriedades) no Flash 6 e no Flash 5 Stroke, defina estilo como sólido(solid) e espessura(stroke height) 0.5.

32. E faça um retângulo clicando no palco e arrastando o botão do mouse. Depois dê dois cliques no retângulo para selecioná-lo.

33. Defina no painel Properties (propriedades)no Flash 6 e no Flash 5 Info como: W=70 e H=10

34. Posicione a seta sobre a linha do retângulo e, segurando o botão do mouse, arraste-o para dentro do avião.

35. Dê um clique fora do avião para tirar a seleção.

36. Com a ferramenta seta preta, selecione a parte externa da cabine do avião e vai deletando. Veja o exemplo abaixo:

37. Dê um Zoom bem próximo da cabine e agora selecione a ferramenta linha na caixa de ferramentas e faça umas 3 linhas na cabine.

38. Tecle CTRL+2 para ver todo o palco novamente e repare que seu avião possa estar muito barrigudo.

39. Ative a ferramenta seta preta e aproxime a seta da barriga do avião, até o desenho ao seu lado mudar para um arco.

40. Clique e segurando o botão do mouse, arraste o cursor diminuindo a barriga.

41. Vamos salvar nosso desenho. File(Arquivo) Save (Salvar)

CRIANDO AS JANELAS

42. Selecione a ferramenta Oval

43. Ative o botão Fill color(cor de preenchimento) e selecione no color(sem cor)

44. Defina no painel properties(propriedades)no flash 6 e no flash 5 Stroke como: cor de linha preta, espessura 0.5 e estilo sólido(solid).

45. Leve o cursor para dentro do avião de preferência em Zoom, e segurando o botão do mouse, arraste-o formando um círculo
perfeito.

46. Selecione a seta preta novamente e dê um clique sobre o círculo.

47. No painel properties(propriedades)no Flash 6 e no Flash 5 no painel Info, defina como Largura (w) 7 e altura(h) como 7.

48. E segurando o botão do mouse e ao mesmo tempo a tecla ALT arraste-o na horizontal para duplicar o círculo. Duplique uns 4 ou
5 círculos.

49. Salve novamente seu desenho. File – Save – Arquivo – Salvar.

50. Pressione CRTL + 2 para voltar ao palco.

DESENHANDO O LEME

51. Selecione a ferramenta Rectangle(Retângulo).

52. Verifique se o botão Fill color(cor de preenchimento) esta ativo

53. Depois selecione No color(sem cor).

54. E faça um retângulo atrás do avião fora do corpo.

55. Ative a ferramenta seta preta novamente e de um duplo clique no retângulo para seleciona-lo.

56. E defina no painel Properties(propriedades) no Flash 6 e no Flash 5 no painel Info. W=30 H=50. E arraste na posição igual a imagem abaixo:

57. Clique na seta preta novamente e dê um clique fora do desenho para retirar a seleção.

58. Como sabemos que no flash quando cruzamos objetos, podemos excluir o que for necessário. Então delete as partes necessárias
como na figura abaixo.

59. Selecione a ferramenta seta preta e leve de encontro ao leme, mova essa ponta para a esquerda conforme o desenho abaixo.

60. Leve o cursor para a quina de cima e faça o mesmo, só que movendo para direita e para baixo.

61. Agora posicione o cursor no meio do segmento acima. Segurando o botão do mouse, arraste esse segmento para arrendodá-lo como mostra a figura abaixo:

62. Agora vamos aproveitar e arredondar a traseira do avião.

63. Posicione o cursor do mouse na parte traseira do avião e, segurando o botão do mouse, arraste-o para a esquerda em direção ao
centro do avião. Perceba que o círculo que fica na ponta da seta, quando ele cresce, significa que os segmentos se uniram em um curva uniforme. Mas para que isso aconteça, verifique se o imã esta ativado na caixa de ferramentas.
Veja a figura abaixo:

DESENHANDO A ASA DIANTEIRA

64. Clique na ferramenta linha

65. Leve o cursor para perto do avião. Desenhe uma pequena linha horizontal que seja proporcional a seu avião.

66. Para isso define no painel Properties(Propriedades) W= 120 H=0, depois selecione a linha criada e posicione dentro do avião.

67. Selecione a seta preta e posicione no meio da linha e segurando o botão do mouse, deforme a linha para a esquerda e levemente para cima.
Conforme figura abaixo.

68. Depois de um clique para seleciona-la. E com a tecla ALT pressionada e segurando o botão do mouse vamos duplicar a asa para
fora do avião.

69. Feito isso, vamos inverter esta cópia. Com a cópia selecionada vá ao menu Modify Transform – Flip – Vertical (Modificar – Transformar – Inverter Verticalmente).

70. Com a cópia ainda selecionada, posicione o cursor na ponta esquerda e segurando o botao do mouse, arraste-a unindo a cópia original. Perceba que ela gruda. Isso acontece porque o imã esta ativado.

71. Dê um clique fora do desenho para retirar a seleção

72. Coloque a seta no meio da linha inferior da asa e segurando o botão do mouse, arraste-a para a direita e um pouco para baixo a fim
de estica-la. Estaremos formando a asa. Depois é so deletar a linha da parte interna da asa.

73. Pronto a asa dianteira esta pronta. Agora iremos fazer a asa traseira.

74. Para fazermos a asa traseira siga os passos do número 65 até 72. Só troque o tamanho da linha para: W=45, H=0. Veja a figura
abaixo:

75. Para dar mais vida ao seu avião, basta selecionar as cores no botão fill color e selecionar uma cor e clicar no baldinho na caixa
de ferramenta e pintar o avião.

IMAGEM FINAL

Bom pessoal, aparentemente este tutorial parece ser fácil. O que eu quis mostrar aqui é que o flash é muito bom para se fazer qualquer tipo de desenho, mesmo pra quem não tenha noção nenhuma.

Perceba que usamos ferramentas básicas do flash e com isso fomos longe demais. Com essas dicas é só você usar sua imaginação. Segue abaixo outros exemplos de desenhos com as ferramentas que aprendemos gora.

Para completar você pode tentar desenhar o trem de pouso do avião e a hélice, bastando usar a ferramenta oval e o retângulo. Depois é so selecionar o avião e transformá-lo em um símbolo e dar movimento a ele na timeline (linha do tempo).

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s