Como Criar um Blog WordPress – Guia completo

criar-blog-wordpress

Deseja aprender como criar um blog de forma simples e personalizar a sua presença na Internet?

O WordPress é atualmente a plataforma mais popular e completa nesse sentido. Possui código aberto (Open Source) que, aliado a inúmeras características, permite criar blogs e sites com visuais e funcionalidades completamente profissionais com alguma ou até mesmo nenhuma experiência em criação web.

A utilização do software WordPress é grátis porém, o que poucos sabem, é que existe uma diferença entre o WordPress.com e WordPress.org. Utilizando o
Wordpress.org é onde obtemos o melhor do WordPress porém, ainda que ele seja grátis, você precisa contratar seu próprio serviço de hospedagem e registrar um domínio. Se você realmente está investindo em um projeto profissional e a longo prazo, não há escolha melhor a não ser essa.

☞ Veja passo a passo o que é preciso para registrar seu próprio domínio

Por outro lado, se você pretende apenas criar um blog WordPress inclusive com hospedagem grátis inclusa, a opção mais viável é o WordPress.com. Abordarei neste artigo as duas maneiras,  começando pela WordPress.com, assim como suas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

● É gratis e muito fácil de configurar;

● Upgrades, backups, segurança, etc, são realizados e monitorados automaticamente pela própria WordPress.com;

Desvantagens:

● O endereço do blog terá obrigatoriamente a extensão .wordpress.com (exemplo: http://nomedoblog.wordpress.com);

● A não ser que você possua o programa VIP (que é extremamente caro), não é possível fazer upload de um tema customizado e/ou editar códigos PHP;

● Não se pode fazer upload de plugins.

Mas como criar um blog WordPress.com?

O procedimento é bem simples. Acesse o WordPress.com, preencha os campos necessários e clique em Criar Blog, conforme figura abaixo:

Como preencher formulario blog wordpress.com

Feito isso, você receberá um email contendo um link para ativar o WordPress. Faça a ativação e em seguida digite as informações solicitadas. Pronto, você será levado para o painel de controle do WordPress, similar ao da figura abaixo, onde é possível realizar todas as atividades, tais como, postar artigos, mudar a aparência do blog,  mudar configurações e muito mais.

Painel de controle wordpress

WordPress.org

Conforme citado no começo, O WordPress.org é a opção escolhida pela maioria dos blogueiros que encaram projetos de blogs/sites de maneira séria e profissional. Para se ter controle total do blog, design e um nome de domínio próprio (ex: http://www.seublog.com.br), você irá precisar do software WordPress (disponível no WordPress.org, não no WordPress.com) além do seu próprio domínio e servidor de hospedagem para instalar o WordPress.

☞ Importância de escolher um bom serviço de hospedagem

Dessa forma, você será capaz de configurar uma infinidade de características e funcionalidades para deixar seu seu blog ou site da maneira que quiser.

Outras vantagens:

● possibilidade de fazer upload de temas;

● é possível fazer upload de plugins;

● Controle e possibilidade de alterar códigos de seu blog caso queira.

Uma vez que você tenha registrado seu domínio e escolhido um servidor de hospedagem, o próximo passo é instalar o wordpress nesse servidor. Há duas formas de fazer isso:

Método 1: Utilizando o instalador Fantástico Deluxe (método simples e rápido)

O Fantástico é uma ferramenta que automatiza a instalação de aplicativos e scripts em um servidor web tornando o processo rápido e simples. Devido à crescente procura e demanda pelo wordpress, os principais serviços de hospedagem hoje oferecem o Fantástico Deluxe no painel de controle dos servidores (geralmente cPanel ou similar). Os passos abaixos descrevem o processo utilizando o serviço de hospedagem Hostgator, que inclui ambos cPanel e Fantástico Deluxe.

Descreverei mais adiante neste artigo, como instalar o wordpress no servidor manualmente caso prefira ou não tenha acesso ao cPanel e/ou Fantástico Deluxe.

No painel de controle do seu provedor de hospedagem, procure pelo instalador Fantastico Deluxe e clique no mesmo.

Fantastico deluxe icone

Selecione a opção WordPress e clique em New Installation / Nova Instalação.

Na próxima tela, preencha os seguintes campos da seguinte forma:

Com configurar WordPress via fantastico

1-> Selecione o seu domínio no menu. (Obs: Se o domínio desejado não estiver listado, você deverá fazer isso no painel de configurações de sua hospedagem antes de começar a instalação do WordPress).

2-> Deixe em branco para instalar no diretório raiz. (Preencha esse campo apenas se desejar instalar em outro diretório do domínio).

3-> Entre com um nome de usuário o qual será adminstrador.

4-> Entre com uma senha desejada

5-> Escolha um nickname qualquer

6-> Entre com seu email. Obs: O Fantastico preenche automaticamente este campo baseado no nome de seu domínio, o que não significa que esse email exista. Corrija-o se necessário.

Avance para proseguir e finalizar a instalação. Agora é só acessar o painel de controle do seu blog WordPress (também chamado de Dashboard) através do endereço http://www.seusite.com.br/wp-admin e começar a postar, mudar aparência e configurar detalhes do seu blog.

Método 2: Instalando manualmente

Passo 1: Faça o download da versão mais recente do WordPress em http://br.wordpress.org (Brasil) ou http://pt.wordpress.org (Portugal).

Passo 2: Descompacte o arquivo baixado para uma pasta em seu computador.

Passo 3: Nesse passo iremos criar um banco de dados MySQL para o WordPress no seu servidor web e um usuário com todos os privilégios de acesso. Utilizei o MySQL Database Wizard que é encontrado no cPanel, geralmente presente na maioria dos servidores de hospedagem. Se você possui algo diferente, o procedimento é similar. Não se esqueça de anotar os dados que você digitou, como nome do database, usuário e senha.

Icone para criar banco de dados blog WordPress

Depois de selecionado o MySQL Database Wizard/Assistente de Banco de Dados MySQL, digite um nome para seu banco de dados:

criando nome do banco de dados blog wordpress

Digite um nome de usuário e senha para o banco de dados:

Criando usuario do bando de dados do blog WordPress

Confirme as informações e clique Create a User / Criar usuário;

Na próxima janela de dialogo, precisamos dar permissão total para o nosso usuário manipular o banco de dados. Basta selecionar a caixa ALL PRIVILEGES e avançar até o final.

configurando privilégios do Banco de Dados WordPress

Passo 4: Entre na pasta que você baixou e descompactou em seu computador e renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php.

Passo 5: Abra esse arquivo wp-config.php com um editor de texto (exemplo notepad) e nos campos mostrados na figura abaixo substitua com as informações do seu Banco de Dados que você anotou no passo 3.

Configurar arquivo wp-config

Passo 6: Nesse passo, iremos colocar os arquivos do WordPress no servidor de hospedagem que pode ser feito através de um software de FTP (por exemplo file zila) ou através do próprio Gerenciador de Arquivos/File Manager do seu provedor de hospedagem. Como o objetivo aqui é apresentar a maneira mais simples possível, optarei por descrever o segundo método já que atualmente praticamente todo provedor de hospedagem oferece um painel com essa opção.

Gerenciador de arquivos do wordpress

No Gerenciador de Arquivos, faça upload de toda a pasta que você descompactou em seu computador (geralmente leva o nome wordpress e contém vários arquivos dentro, inclusive o wp-config.php que você alterou) para a pasta “www”, “public_html” ou “web” como são chamadas. Caso haja dúvidas, solicite essa informação ao seu provedor de hospedagem.

Passo 7: Finalizar a instalação

Acesse http://seusite.com.br/wp-admin/install.php e termine a instalação colocando o nome do blog e o seu email e clicando em Instalar WordPress.

Tela inicial de instalação

e pronto! Seu WordPress a essa altura já está instalado.

Ao logar pela primeira vez, você verá o seguinte painel de controle do WordPress:

Painel de controle do WordPress

Sempre que quiser acessar o painel de controle do wordpress para criar posts, instalar plugins, trocar temas e alterar qualquer configuração do seu blog, basta acessar http://www.seusite.com.br/wp-admin .

– See more at: http://www.aprendacriarsite.com/como-criar-blog-wordpress/#sthash.2sF49LvD.dpuf

 

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s