Abrindo os horizontes: perspectiva fácil no Illustrator CS5

51-illustrator-29A nova Creative Suite CS5 da Adobe chegou com muitas novidades em todos os aplicativos, mas uma das que mais me chamou a atenção foi a nova ferramenta para desenho em perspectiva no Illustrator, um programa que há tempos não recebia muita atenção da Adobe.

Com a grade de perspectiva habilitada em sua prancheta de desenho, é possível mapear ilustrações nos planos em perspectiva não isométrica (como na ferramenta Ponto de Fuga, que já existia no Photoshop) ou desenhar diretamente na grade, certamente uma mão na roda para desenhistas técnicos ou designers de embalagem.

 

Como todo novo recurso, a ferramenta ainda pode ser aprimorada. A limitação mais séria é o fato de ser possível habilitar apenas uma grade de perspectiva por documento. Isso impede que você tenha, por exemplo, uma embalagem em perspectiva com uma ilustração nela estampada em um ângulo de perspectiva diferente. Mas nada que não seja contornável.

 

O Illustrator CS5 permite o uso de três tipos de grade: com um, dois ou três pontos de fuga. A grade com apenas um ponto de fuga é normalmente usada para quando o observador está de frente para uma das faces do objeto; a de dois pontos, para quando ele está de frente para uma aresta (cruzamento de dois planos); e a de três pontos, para quando ele está de frente para uma quina (cruzamento de três planos). O uso de cada uma delas vai depender de sua intenção e de sua experiência com desenhos desse tipo. Se você é iniciante, comece brincando com apenas um ponto de fuga e depois avance para a grade com dois e com três pontos progressivamente.

 

Explicarei os principais recursos e alças da Grade de Perspectiva do Illustrator CS5 e, nas próximas páginas, criaremos uma embalagem em pseudo-3D para exemplificar.

 

À diversão!

 

Criando perspectivas | Conheça todos os elementos antes de desenhar

 

 

1 Extensão vertical Mexendo nesta alça, você pode controlar a altura visível da sua grade.

 

2 Extensão horizontal Usando esta alça, você pode controlar a largura visível da sua grade.

 

3 Controle de planos Aqui você seleciona em qual plano está trabalhando no momento: horizontal, esquerdo, direito ou nenhum, clicando em suas respectivas áreas.

 

4 Pontos de fuga Os pontos de fuga marcam a convergência das linhas da grade que demonstram a profundidade e a direção de um objeto em perspectiva.

 

5 Controles de plano Estas três alças com um ponto dentro controlam a direção dos três planos formados pela grade: horizontal, vertical direito e vertical esquerdo.

 

6 Linha do solo A linha do solo é a base de sua grade. Clicando e arrastando esta alça, você moverá a grade para a posição desejada em sua prancheta.

 

7 Grade de perspectiva ([Shift] + [P]) Clique e segure para ter acesso à ferramenta de Seleção de Perspectiva ([Shift] + [V]).

 

8 Linha do horizonte A linha do horizonte representa a altura dos olhos do observador. É possível alterar a distância entre ela e a linha do solo por aqui.

 

9 Tamanho das células Mova esta alça para baixo para aumentar  o número de linhas de sua grade e para cima  para diminuir.

 

10 Origem da perspectiva Aqui temos o ponto central de origem da perspectiva, que pode ser movido livremente
pela grade.

 

Encontre-se em meio a tantas linhas, alças e grades…

 

Os outros dois exemplos de grade de perspectiva com um ponto de fuga e com três pontos de fuga.

 


 

Usando a prancheta | Crie sua grade de perspectiva

Crie um documento novo no Illustrator CS5, dê um nome a ele e escolha o tamanho de folha A3. Precisaremos de apenas uma prancheta para esse projeto. Caso você ainda não saiba, já é possível criar mais de uma área de trabalho, inclusive de tamanhos diferentes, no mesmo documento.

 

Use o atalho [Command] + [Shift] + [I] para exibir a grade de perspectiva padrão, de dois pontos. Agora, vá ao menu Exibir > Grade de perspectiva > Definir grade para que possamos personalizá-la um pouco de acordo com o que pretendemos desenhar.

 

 

 

 

 

 

Definir grade de perspectiva pode assustar na primeira vez, mas ela é relativamente simples. Seu maior problema é a falta de pré-visualização das alterações, isto é, só dá para saber se ficou do jeito que você queria depois de clicar em OK. Primeiramente, certifique-se de que o Tipo selecionado é Perspectiva de dois pontos. Mantenha a Escala em 1:1, mude a Unidade para centímetros e altere o valor Grade a cada para 0,5 cm. Altere, agora, o Ângulo de visão para 30º, para dar mais dinamismo ao desenho.

 

 

A embalagem que vamos desenhar tem 16,5 cm de altura e a visão do observador será levemente de cima, portanto, precisaremos de uma Altura horizontal de 20 cm: essa é a distância entre a Linha do Solo e a Linha do Horizonte. Para que a nossa ilustração não fique muito distorcida, é necessário especificar uma boa distância de visualização. Normalmente um valor maior ou igual ao dobro da altura horizontal funciona bem. Mude, então, a Distância de visualização para 40 cm. Deixe as cores como estão, mas altere a Opacidade para 25% para não atrapalhar na hora de desenhar.

 

 

 

A grade ficou enorme. Isso acontece frequentemente quando se trabalha com perspectiva, já que os pontos de fuga devem ficar bem afastados para evitar uma distorção muito exagerada. Antes de começar a ajustar a grade, reduza o zoom e vá ao menu Exibir > Grade de perspectiva > Mostrar réguas. Repare que, no ponto mais alto da grade, é mostrado o valor 39,5. O Illustrator aumentou automaticamente o tamanho da grade de acordo com a distância de visualização. Como nossa embalagem terá apenas 16,5 cm podemos diminuir a grade. Selecione a ferramenta Grade de perspectiva ([Shift] + [V]), clique na alça de extensão vertical e arraste a grade para abaixo da linha do horizonte, até mais ou menos 18 cm. Reposicione a grade na prancheta clicando em uma das alças da linha do solo.

Guias inteligentes | Desenhando sobre planos diferentes

 

Certifique-se de que as Guias inteligentes ([Command] + [U]) estão ativadas. Vamos desenhar direto no plano direito (laranja). Para ativá-lo, use o widget que está na parte superior esquerda de sua tela ou pressione 3 no teclado. Isso só funciona com alguma ferramenta de desenho ou de perspectiva selecionada.

Selecione a ferramenta Retângulo ([M]). Posicione-a na origem da grade até que apareça a indicação “interseção” e comece a desenhar de cima para baixo. Enquanto você ilustra, são mostradas as medidas do retângulo. Use as linhas-guias da grade para desenhar um retângulo de 9,5×16,5 cm.

 

Utilize o mesmo método para desenhar a lateral da embalagem no plano esquerdo (azul). Selecione o plano correto no widget ou pressione [1] no teclado. Desenhe de cima para baixo, da mesma forma, mas desta vez a medida é de 6×16,5 cm. Não é bacana desenhar em perspectiva?

 

Para fazer a face superior, não é necessário nenhuma medida. Pressione [2] no teclado para ativar a grade horizontal e comece a desenhar da esquerda para a direita, de uma âncora até a outra.

 

Como nosso desenho não é um 3D real, e sim uma perspectiva, temos de acrescentar gradientes para dar a impressão de forma e profundidade. Para facilitar a visualização, desabilite a grade de perspectiva ([Command] + [Shift] + [I]). Aqui vão os números que usei, mas fique livre para usar as cores que quiser. Frontal: gradiente linear, ângulo de 70º, cores de C12 M0 Y0 K0 para C4 M0 Y0 K0; lateral: linear, 80º, de C15 M0 Y0 K10 para C10 M0 Y0 K5; topo: linear, 0º, de C10 M0 Y0 K5 para C5 M0 Y0 K0. Selecione as três faces e altere o traçado para 0,5 pt de espessura e cor branco.

 

Faça o contorno Vamos acrescentar um contorno para dar mais peso à nossa ilustração. Selecione as três faces, vá ao menu Editar > Copiar e Editar > Colar atrás. Sem cancelar a seleção, abra a paleta Pathfinder ([Shift] + [Command] + [F9]) e escolha a opção Unir. Ainda com a seleção ativa, vá ao menu Objeto > Caminho > Deslocar caminho. Digite 1 mm para Deslocamento e, em Junções, escolha a opção Arredondado. Clique em OK. Essa ação duplica a forma.

Para apagar a original, desloque uma das faces da embalagem, apague-a e depois ponha a face novamente no lugar. Mude a cor de preenchimento para preto e a de contorno para Nenhum. Selecione, agora, as três faces da embalagem e vá ao menu Efeito > Estilizar > Cantos arredondados. Escolha um raio de 1 mm e clique em OK. Selecione tudo e agrupe ([Command] + [G]).

Começando a criar | Adicionando mais elementos

 

Acesse a paleta Camadas ([F7]), bloqueie a camada atual e crie uma nova logo acima. Selecione a ferramenta Tipo ([T]), desenhe uma área de texto com mais ou menos 50×100 cm e cole um texto falso. Pegamos o nosso do ótimo site http://pt.lipsum.com. Formate como preferir.

 

Para colocar o texto na parte lateral da caixa, em perspectiva, ative novamente a grade ([Command] + [Shift] + [I]). Escolha a ferramenta Seleção de perspectiva ([Shift] + [V]) e pressione [1] no teclado para ativar o plano esquerdo (azul). Agora, basta clicar e arrastar a caixa de texto para que ela se mova pelo plano em perspectiva ativo. Posicione o texto corretamente na lateral da embalagem, como mostra a figura.

 

Mesmo em um plano perspectivado, o texto pode ser editado.  Basta um duplo clique para isolar a caixa de texto e fazer a edição.

 

Acrescente o texto que irá na parte frontal da embalagem. Faça do mesmo modo que no passo 12, mas agora selecionando o plano direito (laranja).

 

Vamos usar um símbolo da biblioteca Primitivo para o nosso logo. Para abrir essa paleta, vá ao menu Janela > Biblioteca de símbolos > Primitivo.

 

Arraste o símbolo com as Montanhas para sua prancheta. Depois clique sobre ele com o botão direito e escolha a opção Quebrar link com símbolo. Depois, vá ao menu Editar > Editar cores > Recolorir arte.

 

Na janela que se abre, digite os valores no seletor de cor: H 220º, S 100% e B 100% (azul). No menu suspenso Regras de harmonia, selecione a opção Monocromática 2, que será baseada no azul que escolhemos.

 

Com a ferramenta Seleção de perspectiva e o plano direito selecionado, posicione as montanhas na embalagem. É possível ajustar o tamanho e rotacioná-la mesmo em perspectiva através das alças que aparecem.

 

Finalizando | Sob todas as perspectivas

 

 

 

 

Desenhe agora um quadrado de 1×1 cm, traçado de 2 pt azul, nenhum preenchimento e 25% de opacidade. Posicione-o no plano direito (laranja). Com a tecla [Option] pressionada, clique e arraste o quadradinho para duplicá-lo. Repita o comando com [Command] + [D] e observe a mágica acontecer.

 

 

 

 

Repita o processo, desta vez duplicando para cima, até que seu desenho fique como o acima. Agora, selecione o logo das montanhas, ainda com a ferramenta Seleção de perspectiva, copie e cole.

 

 

 

 

Para posicionar uma cópia das montanhas no plano esquerdo, clique nelas e, com o botão do mouse pressionado, tecle [1] para mudar de plano de perspectiva. A seguir, ajuste a posição e o tamanho do logo.

 

 

 

 

Para deixarmos a caixa de leite mais realista, faremos uma pequena orelha na nosa embalagem. Desenhe normalmente, fora dos planos de perspectiva, um triângulo simétrico com a ferramenta Polígono. Com o conta-gotas ativado ([I]), capture o gradiente da parte lateral da embalagem. Posicione-o no plano de perspectiva esquerdo (azul) e ajuste seu tamanho para que ele fique certinho com a largura.

 

 

Após ajustar o tamanho da orelha, copie-a e cole atrás. Com as setas do teclado, mova a cópia um pouquinho para baixo e para a esquerda. Altere a cor para preto e o traçado para Nenhum. Se quiser fazer ajustes finos a essa sombra, use a ferramenta Seleção direta (A) para mover apenas os nós, como eu fiz acima. Pode ser um pouco frustrante conseguir encontrar a posição correta, mas não se deixe vencer.

 

 

Para finalizar, aplique um efeito de Cantos arredondados com 1 mm de raio na orelha e em sua sombra. A perspectiva “correta” da orelha estava incomodando um pouco meus olhos. Isso acontece de vez em quando, principalmente com objetos não retangulares. É uma característica de desenhos em perspectiva. Ajustei a ponta dela na mão mesmo, até que não mais me incomodasse.

 

E aí está a nossa bela embalagem finalizada! É claro que este tutorial foi bastante simples. Passamos apenas pelo básico para demonstrar as diversas possibilidades que a nova ferramenta de perspectiva pode trazer para seu processo criativo. Agora, é estudar e tentar desenhar algum dos estilosos prédios da Av. Paulista ou então obras mais complexas e explorar outros recursos não abordados aqui, como a grade de perspectiva baseada em três pontos de fuga, que é um pouco mais avançada.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s